Feminismo não é feminicentrismo! Por caridade!

Eu recebi um comentário muito interessante sobre o meu texto "Submissão e subversão", de alguém que diz ser membro da minha ex-igreja, mas eu não conheço. Como os comentários neste blog são moderados, me reservei ao direito de não publicá-lo pelos motivos que vocês já vão entender.

Se tratava de uma "mulher", de 22 anos que diz ter uma "longa experiência" nesta área, não concordando com o texto, dizendo que o feminismo não é coisa de Deus e que as mulheres tem que estar numa hierarquia inferior na relação familiar, de dependência e obediência.
Além disso ela falou que minha leitura de Paulo estava equivocada (eu trabalhei com um texto de Pedro!!! Não me recordo ter usado Paulo!) e que não concordava, mas gostou do blog e ainda queria me adicionar como amiga no orkut.

Quando olhei o perfil dela no orkut, tinha cara de fake, uma pessoa sem foto, sem profile muito definido, com 6 amigos adicionados, um ou outro eu conheço. Achei meio fantasma e preferi ver se a pessoa é real antes de postar o depoimento dela aqui.

Mas o que me impressionou no comentário dela foi, em primeiro lugar, a falta de coragem de dar as caras, segundo, a total falta de atenção a tudo que leu! O nosso povo anda muito precipitado em fazer julgamentos. Mas ela me mostrou um ponto interessante que merece esclarecimento: FEMINISMO NÃO É FEMINICENTRISMO!!! Temas de GÊNERO NÃO SÃO EXCLUSIVOS DO FEMINISMO

Quando fiz esta comunicação no congresso muita gente me procurou, principalmente os homens (havia vários no Congresso de Mulheres) para fazer comentários muito legais justamente pelo resgate dos papéis masculinos na sociedade atual dentro da minha fala.

O povo ainda tem que entender que o feminismo na teologia bíblica luta por igualdade de direitos respeitando as diferenças de gênero, jamais colocando a mulher acima do homem senão seria um feminicentrismo e seria apenas uma versão distorcida do androcentrismo que já existe por aí. As teólogas biblistas feministas são contra o rebaixamento da mulher, mas não me lembro, em nenhum momento destes últimos 8 anos de estudo, de vê-las querendo uma supremacia sobre os homens. Isto é um grande mal-entendido. Fica aqui a notinha!

Comentários

Lilia,
Você é uma pessoa a quem Deus concedeu inteligência e sensibilidade especiais para ler e reler a Sua Palavra. Que post oportuno! Vou voltar muitas vezes aqui. Parabéns. Thereza
Lília Marianno disse…
valeu Thereza!! que sejam úteis no seu ministério! um beijo grande.
Como sempre, os textos da Lília são repletos de sensibilidade e clareza!

Saudades das suas aulas!
Lília Marianno disse…
Márcio Querido,

obrigada pela passagem por aqui e pelo comentário, grande abraço pra vc.

Postagens mais visitadas deste blog

7 parágrafos sobre a alteridade

A palavra de hoje é: descontextualização!

Pedaladas alegóricas - isto não é exegese!