Ainda pensando no Natal...

Povo querido, quando chega esta época eu sempre quero escrever um texto caprichado pra vocês, mas os resíduos do semestre letivo ainda me controlam. Mas enquanto me desembargo das correções de provas e lançamentos de notas ainda estou pensando em Natal. Este ano, especialmente, minha atenção voltou-se para as pessoas impedidas de celebrar o natal por conta das guerras. Acho que é efeito de "Band of Brothers", a série produzida por Spielberg e Tom Hanks, que conta a história dos soldados da Cia Easy durante a 2a Guerra Mundial. Comprei o box duas semanas atrás assisti tudo em três dias. Essa companhia serviu desde a invasão da Normandia até o fim da guerra, sendo a cia que tomou o quartel general de Hitler na Áustria. Dos 10 episódios, o que me deixou mais impactada foi o que ocorreu no natal de 1944, quando subnutridos, mal agasalhados, sem munição,os heróis sobreviveram quase um mês na floresta nevada diante do pesadíssimo fogo cruzado da cidade que se renderia mais tarde. Foram muitas baixas naquele natal, maiores foram as baixas emocionais, daqueles soldados que viram seus companheiros perecendo sem conseguir ajudar pois o fogo era intenso demais. Assim, durante este Natal, pensei o tempo inteiro nas pessoas espalhadas por campos de batalha tão diversos, seja das disputas militares, do desemprego, do desamparo familiar, da fome, da violência, da marginalização, da violação dos direitos humanos... Como ansiamos ainda pela chegada do Príncipe da Paz em tantas áreas da nossa vida! Parece que o Verbo ainda não encarnou, que não virou gente, que não habitou entre nós... até quando? Neste natal, meu desejo é que nossas alegrias não se contenham dentro de nós, e sejam partilhadas por muitos dias e anos com aqueles que nada tem, da forma mais inusitada possível, do jeito mais inesperado. Que o Verbo encarnado, a Palavra que se fez gente, nos motive a mostrar e dividir com outros, o quão conosco esse Deus está e que diferença isso realmente faz. Feliz Emanuel pra vocês!




http://www.youtube.com/watch?v=tvx5uNV02lY

Comentários

Postagens mais visitadas deste blog

7 parágrafos sobre a alteridade

A palavra de hoje é: descontextualização!

Pedaladas alegóricas - isto não é exegese!