Esperança não é a última que morre, é a que não morre!

Esta semana foi muito singular.

Passei por algumas situações bastante estranhas, que causaram um abatimento profundo no meu coração em  momentos importantes de tomadas de decisão. Ter que tomar decisões quando se está com o "espírito abatido" não é uma boa coisa, pois nos inclinamos a escolher os caminhos que nos causam mais conforto, menos sofrimento, menor possibilidade de nos machucarmos, dor menor. Mas nem sempre esses caminhos são os que nos levarão ao espaço de excelência que desejamos alcançar. 


Não se chega ao topo de montanha alguma sem ralar os joelhos, cotovelos, dedos, sem levar uns belos tropeções, sem sangrar a carne que vai celebrar a vitória. Quando eu lembrava disso, tratava de fazer coisas que sei que me fortalecem a esperança. Mal ela começava a brotar de novo e mostrar seu rosto delicado,  vinha um bem-intencionado, querendo "ajudar", falando algo que me colocava para baixo mais uma vez. Novamente a folhinha era esmagada. Mas ela, teimosa, brotava outra vez e se robustecia. Foi curiosa a quantidade de vezes que isto aconteceu nesta semana. Praticamente  duas vezes por dia! Cheguei contabilizar a coisa, de tão impressionada que fiquei.



Num dos últimos momentos em que este episódio se repetiu eu recebi um boletim com uma mensagem no editorial. Comecei ler sem me preocupar com quem escrevera. E fui levada às lágrimas pelo conteúdo da mensagem. Mais ainda por conhecer a pessoa  que assinou a matéria e aspectos de sua luta pessoal. Trata-se de um amigo, que neste ano de 2010, após ter vencido uma primeira luta contra um certo tipo de câncer, uns 40 dias depois recebeu o diagnóstico de um segundo câncer, e câncer de mama!  Não desejo expô-lo, apenas quero mencionar sua história como a de uma fé consolidada. Exemplo de alguém que entre uma e outra seção de quimioterapia/radioterapia consegue encontrar forças para semear esperança, e escrever palavras como estas, porque nunca permitiu que sua bolsa de sementes ficasse vazia. Transcrevo abaixo uma parte da mensagem que ele escreveu:




"Ainda há esperança... Ao lado do amor, da paixão, da solidão, a esperança tem lugar cativo no coração dos poetas, dos sonhadores. E quem não gosta de sonhar? Dizem que só as crianças e os apaixonados ousam sonhar. Se isto é verdade, quero continuar a ser eternamente criança e um apaixonado pela vida. Ter esperança é poder sonhar. De Fernando Pessoa, poeta luso, temos:


De tudo, ficaram três coisas:
A certeza de que estamos sempre começando.
A certeza de que precisamos continuar.
A certeza de que seremos interrompidos antes de terminar.
Portanto, devemos: Fazer da interrupção um caminho novo.
Da queda, um passo de dança,
Do medo, uma escalada.
Do sonho, uma ponte 
(Certeza - Fernando Pessoa)


Sim. O sonho é a ponte que nos permite atravessar os rios da vida. A única certeza que temos é que a nossa caminhada um dia será interrompida. Quando? Não importa. Gosto do sonhador Jeremias que me faz pensar que vale a pena continuar sonhando: Quero trazer à memória o que me pode dar esperança (Lamentações 3.21)"  (J. M. C. Amaral)


Não há esperança melhor do que aquela de saber que temos um Pai, que de tudo está cuidando, que por nós está zelando e que nada foge ao controle de suas mãos. As perdas que ele nos permite enfrentar, são amostras de sua zelosa pedagogia, que primeiro nos ensina a desapegar, para só então nos pedir. E quando ele pede, a gente entrega. Que luxo um carinho desses, não?

Quero te convidar a ouvir uma música muito interessante, música tradicional do Vale do Jequitinhonha, interpretada por Déa Trancoso. Um Côco composto por Mestre Verdelinho. Nas palavras e na rima, o coração de um agricultor repentista, que sabe que para toda semente há que se reservar o cuidado, mas que mesmo apesar de todo o cuidado, está uma Mão Soberana que "corrige o mundo pelo seu grande poder". É assim o "Ciclo da Vida".

Curtam a música, desfrutem da poesia e pensem! Nada nesta vida é sem sentido, só temos que encontrar o ensinamento ali contido! Clicando aqui no título, vc é levado para um belo vídeo no Youtube que ilustra esta canção.



Nosso Deus corrige o mundo pelo seu dominamento,
Sei o que a terra gira com o seu grande poder,
Grande poder, com o seu grande poder.

A terra deu, a terra dá a terra tira
Homem a terra cria, a terra deu, a terra há.
A terra voga, a terra dá o que tirar.
A terra acaba com toda má alegria.
A terra acaba com o inseto que a terra cria
Nascendo em cima da terra, nessa terra há de viver,
Vivendo na terra, que essa terra há de comer
Tudo que vive nessa terra pra essa terra é alimento
Deus corrige o mundo pelo seu dominamento.
A terra gira com seu grande poder,
Grande poder, com o seu grande poder

Nosso Deus corrige o mundo pelo seu dominamento
Sei o que a terra gira com seu grande poder
Grande poder, com o seu grande poder

Porque no céu a gente vê uma estrelinha
Aquela estrela nasce e se põe às seis horas
Quando é de manhã aquela estrela vai embora
Tem uma maior e tem outra mais miudinha
Tem uma acesa e outra mais apagadinha
Seis horas da tarde é  que pega aparecer
Quando é de manhãzinha ela torna a se esconder
De noite ela brilha em cima do firmamento
Porque Deus corrige o mundo pelo seu dominamento,
A terra gira com seu grande poder,
Grande poder, com o seu grande poder.

Nosso Deus corrige o mundo pelo seu dominamento
Sei o que a terra gira com seu grande poder
Grande poder, com o seu grande poder

O homem planta um rebolhinho de maniva
Aquela maniva com dez dias tá inchada
Começa a nascer aquela folha orvalhada
Ali vai se criando aquela obra positiva
Muito esverdeada, muito linda ,  muito viva,
Embaixo cria uma batata que engorda e faz crescer
Aquilo dá farinha para todo mundo comer
E para toda criatura vai servir de alimento.
Deus corrige o mundo pelo seu dominamento,
A terra gira com o seu grande poder,
Grande poder, com o seu grande poder.

Nosso Deus corrige o mundo pelo seu dominamento
Sei o que a terra gira com seu grande poder
Grande poder, com o seu grande poder.


Shalom!  
P.S.: Recebi um  comentário de uma leitora, há pouco corrigindo a autoria do poema Certeza, não de Fernando Pessoa, mas sim, Fernando Sabino. Como eu transcrevi o poema citado por outra pessoa e a coisa está entre aspas, não posso alterar o texto lá, fica por aqui, então, o corretivo.

Comentários

depaula disse…
Bonito lugar esse seu. Gosto muito de Déa Trancoso e foi com alegria que vi a letra da música do Grande Poder. Uma música que, em si, é carregada de poder. Tem uma coisinha que não sei se devo dizer,pois nem todos gostam de correção. Mas, o texto que está como sendo de Fernando Pessoa, na verdade é de Fernando Sabino. Com certeza.
Lília Marianno disse…
Valeu pela dica, vou colocar um adendo lá, pois como estou citando o texto de outra pessoa, não posso alterá-lo. Obrigada!

Postagens mais visitadas deste blog

7 parágrafos sobre a alteridade

A palavra de hoje é: descontextualização!

Pedaladas alegóricas - isto não é exegese!