Josiane

Ah, menina!
Teu olhar tristonho,
tua barriga inchada,
teu cabelo troncho,
tua roupa suja,
pedindo um sorvete,
ali ao meu lado, 
me fez chorar o coração

Ah, menina!
Tua fome de afeto,
tua pergunta pela batata,
tua decepção com o preço,
tua vergonha de si,
tua certeza de não ser nada,
ali ao meu lado,
arrebentou meu coração.

Ah, menina!
Tu pagaste teu sorvete,
e eu paguei tua batata, 
para te reter por um minuto,
e te olhar nos olhos
mostrando a ternura do Cristo
que um dia ficou ao meu lado,
e me curou o coração.

No balcão daquele fastfood
Minhas entranhas se contorceram
Era Cristo amando você.
Josiane, não use mais crack,
Deus quer lhe fazer feliz.
Vem para minha tribo!
A gente vai cuidar de você.

Toma aqui sua batata,
mas cuidado com a gordura,
seu estômago não está forte.
Se precisar de nossa ajuda,
já sabe onde  encontrar.


Dedicado à Josiane, uma menina da rua, aqui na Tijuca, 
uns 15 anos de idade, que arrebentou meu coração hoje na hora do almoço.
Como eu quis abraçá-la e levá-la embora comigo!
Acariciar aquele cabelo desgrenhado e aquele rosto marcado de dor.
Se eu pudesse teria transformado a vida dela naquele instante.
Mas Deus respeita o livre arbítrio do ser humano.
A iniciativa da cruz ele já fez, a humildade de receber este amor,
tem que ser do ser humano.
Dei o endereço e pedi:  "não fuma mais crack, ele está destruindo você.
Deus te ama tanto e quer tanto te fazer feliz! A gente pode ajudar você!"
Ela assentiu com a cabeça, me deu um sorriso tristonho,
como quem recebe atenção de alguém pela primeira vez na vida,
agradeceu pela batata e falou: "tá bom tia, obrigada tia."
Espero encontrá-la na Cristolândia em breve.
Mas como dormir sem ver aquele rosto todas as noites enquanto isso?
Senhor, venha o Teu Reino!
As entranhas não aguentam mais de tanto gemer.

Comentários

Bia Pimentinha disse…
Nossa, muito me identifico ! ... é de arrebentar o coração da gente. No plano original de Jesus esse mal todo não existe, a gente (o mundo) caminhou prá muito longe ! :/

Postagens mais visitadas deste blog

7 parágrafos sobre a alteridade

A palavra de hoje é: descontextualização!

Pedaladas alegóricas - isto não é exegese!