E essa imagem toda esquisita aí em cima?

Eu sou meio fascinada por mapas. Quando encontrei este aí fiquei encantada! Penso que jamais teria a oportunidade de ver a Palestina sob este ângulo se não fossem os recursos de satélite e da net. Não é diferente? Olhar para a Palestina de cabeça para baixo! Mas por quê, cabeça para baixo? A terra não é redonda (ou ovalada)? Deveria ser possível enxergá-la sob todos os ângulos imagináveis, ao invés de nos limitarmos naquela projeção quadradinha que os atlas nos dão, não é mesmo? Eu quis colocar esta imagem aqui porque trabalhar com Bíblia requer um constante esforço de virar o texto de "cabeça para baixo", e trabalhar com Gênero também demanda o esforço de passar para o lado de lá, tentando enxergar as circunstâncias com o olhar do outro sujeito, com o olhar diferente do nosso. Fiquem aí com a Palestina de "pernas pro ar", pensando um pouquinho em como isso pode ser provocado na reflexão teológica, ok?
P.S.: Vez ou outra eu troco este texto de lugar, retiro lá do fundo e trago à tona para que ele seja uma espécie de apresentação do blogger, junto com a minha "carinha" aí do lado. Esses dias tenho dado palestras em várias igrejas e tenho que "plantar bananeira" para estimular as pessoas a olharem o texto de outro ângulo. Dá um trabalho...! Mas está sendo muito bom.

Comentários

Anônimo disse…
Eu estive na sua palestra dia 18/02 na Igreja Batista em Edson Passos e achei muito legal e interessante a sua maneira de mostrar como é importante estar atento ao olhar do outro dentro de um texto. A maneira como vc começou a palestra capturou nossa atenção e revelou aspectos muito importantes a serem considerados para a interpretação dos textos b´blicos. Sou formada em Letras pela UFRJ e nunca tive uma aula tão "simples" e direta e ao mesmo tempo grandiosa como foi a sua. Que Deus continue te usando para esclarecer cada vez mais nossos questionamentos.

Postagens mais visitadas deste blog

7 parágrafos sobre a alteridade

A palavra de hoje é: descontextualização!

As diferentes vozes no texto bíblico