OS QUE PROTESTAM!


TEXTO DEDICADO AOS FORMANDOS DO STBSB EM 2009,
Escrito em junho de 2008, publicado só agora...




Eu resolvi escrever-lhes para contar uma história. Uma história de uma turma que conheci aqui na Colina logo que cheguei. Bem... era uma turma muito esquisita. Na verdade não era uma turma, eram várias turmas dentro de uma: extrema direita, fundão, retaguarda central, centrão e o MST (Movimento dos Sem-Turma). Não se misturavam, alguns ainda não se misturam... Eu tenho 13 anos de docência no ensino superior e nunca tinha visto nada parecido. 5 turmas dentro de uma só, tinha vezes que eu pensava que eram 7 turmas, tamanha a fragmentação.

"Professora me passa isso por e-mail pois eu sou representante da turma", disse um logo na primeira aula. No outro dia chegou outro: "professora queria pedir... como representante da turma". E nenhum dos dois era aquele que me fora apresentado como representante no primeiro dia!! E também não me apresentaram uma comissão de representantes da turma! Eu fui descobrindo na convivência. Eu perguntei com meus botões:"que maluquice é esta?"

O tempo foi passando, daí a pouco o centrão tava indo pro fundo, e o fundão  foi aumentando de tamanho até que me pediram pra mudar o programa do curso, naquele surpreendente dia em que eu respirei aliviada por poder finalmente começar a lecionar. Que alívio! Tanto alívio que tive uma crise de riso pra aliviar todas as tensões de ter que lecionar dentro de um formato que não é o meu. E em abril, finalmente começamos a trabalhar. Mas DO MEU JEITO.

Quase matei vcs de tanto trabalho, mas foi consciente.Os seminários também, milhares!!! rs Queria ver o que vocês são capazes de produzir na escrita e na oratória. Turma desafiadora, professora desafiante. Eu sabia que essa turma tinha um potencial enorme, só estava igual uma colcha de retalhos sem saber se encontrar, um bando de "baratas-tontas".

Mas vocês foram desenvolvendo minha proposta "absurda" de disciplina, sem se queixar. Quer dizer, pelo menos não se queixavam na minha frente, o que considerei respeitoso devido às circunstâncias que todos nós nos encontrávamos. Vocês com uma saturação justíficável e eu em processo de adaptação na casa. Sei que muitos leram os textos somente por ler, porque eram obrigados.Teve gente se rasgando pra dar conta das leituras, sei que teve gente que deve ter pago a alguém pra fazer...? Alunos, alunos... filme velho! rs. Outros se enrolavam nos textos, pior que gato novo em novelo de lã. Emboladíssimos. No princípio não conseguiam resumir idéias centrais de um texto. Não sabiam escrever! Mas progrediram! Os textos dos redatores mais problemáticos desta turma, agora no fim, estão irreconhecíveis.Parece que estou lendo textos de mestrado!

Muitos se irritaram por ter que ler a Bíblia, esse livro que andava ficando esquecido da vida acadêmica de vcs. Outros voltaram a conversar com ela com uma alegria, como quem não encontra um parente querido a muito, muito tempo. É impressionante como tantos de vocês tiveram dificuldade justamente com a leitura da Bíblia. Mas muitos outros se encontraram justamente nela. Foi uma delícia ver algumas conversas com o texto bíblico que alguns produziram nestas titulações, vcs que conversaram com a Bíblia, tem um futuro promissor com este livro. Lembrem-se tudo passa, menos as palavras eternas!
 
Mas enfim, resolvi escrever-lhes porque fiquei muito contente. Vocês conseguiram superar um desafio muito maior do que imaginavam. Vcs não tem noção de quantas coisas eu estava avaliando neste processo. Não sou uma professora que trabalha apenas conteúdo e notas. Quero ver o efeito disso na vida de vcs. Faço parte de uma geração remanescente de educadores que quer ver o educando crescer, progredir, frutificar. Mesmo que para isso tenha que brigar com ele, mostrar-lhes o desperdício de energia que realiza quando tem má-vontade de aprender..

Muitos de vocês se superaram. Alguns chegando "doentes" pra me entregar os textos na semana de reconstrução. Outros que pensei: "esse desistiu", me apareceram no último momento com todos os textos fichados e todos os livros do NT titulados! Vocês me surpreenderam!

Sabe por que isso me deixou contente? Mesmo com os trambiques que eu sei que aluno SEMPRE  faz? Porque eu vi esforço, esforço individual que foi se transformando em esforço coletivo. Esforço pra tentar funcionar como uma turma. Começaram a orar juntos! Alguns na turma criando grupos para se apascentarem no ministério!!! Nos dois churrasco eu vi isso, não há mais 7 turmas, nem 5! Há só duas, e espero que em breve a menor delas perceba que está perdendo o "bonde da história" e se torne uma com a maioria.

Gente,  a formatura de vocês está chegando. Esse seminário tem uma tradição que já vem desde os dias que meu pai era seminarista, talvez ainda mais antiga que os idos de 1979...

1) primeiro ano "todo santo",
2) segundo ano "se matando de estudar - fase intelectual",
3) terceiro ano revoltado, ativista, "protestante" no sentido etimológico,
4) quarto ano: "quer saber? tudo é festa! to me formando!"

Na década de 80 o CADS tinha umas camisetas celebrativas de cada uma destas fases. Era uma ovelha (ou uma vaquinha) com aquele aro de santinho, depois com um óculos cheia de livros em volta, no terceiro ano com atitudes de protesto (de "paralisação" rsrs) e por fim o capelo da formatura e um sorrisão de formando, com o canudo na mão.

Vocês demoraram pra amadurecer como turma, mas saúdo aqueles que estão chegando ao final do terceiro ano com muita garra, motivação e vontade de aprender.Lamento por aqueles para os quais, estar nesta casa estudando, é quase que um fardo. Ainda estão no terceiro ano, mas já estão na fase 4, porém amargos, ao invés de felizes. A fase 4 deles, não significa: "tudo é festa", significa "que se dane, to indo embora mesmo!" Uma pena!.

É tudo uma disposição interior e é isso que faz a diferença.
Quis escrever tudo isso enquanto ainda há tempo. Enquanto há tempo de serem um, como Jesus e o Pai são um! Não sabemos se estaremos vivos amanhã. Se hoje fosse a formatura de vocês isso bem que poderia ser a parte de um discurso, mas ainda não é, então espero que aceitem o desafio da fase 4! encerrar com brados de júbilo ao invés de raízes de amarguras e falas rabugentas.


Parabéns novo 6o período! Vocês me deixaram feliz! E me aguardem no segundo semestre!
Não abusem da minha paciência, e nem pensem que estarei "boazinha" no segundo semestre a só por causa desta "cartinha de amor". Continuo "dura na queda".

Meu carinho pra vocês.

Comentários

Postagens mais visitadas deste blog

7 parágrafos sobre a alteridade

A palavra de hoje é: descontextualização!

As diferentes vozes no texto bíblico