Biografia

Olá

Eu meu chamo Lília Dias Marianno, sou mulher cisgênero, heterossexual, mãe de dois filhos homens, tenho 58 anos. Minha carreira profissional mistura gestão com educação. Sou professora universitária, empresária educacional, conferencista e escritora. Neste blog compartilho materiais variados, geralmente associados à Bíblia e espiritualidade. Noutro blog: Mentoring Y compartilho dicas de gestão para empreendedores. E no terceiro blog Entranhaveis Afetos eu coloco alguns dos meus poemas.

Sou acadêmica com formação interdisciplinar. Curso o Pós-Doutorado em Letras na Universidade de São Paulo (DLO-FFLCH-USP), sou Doutora em História das Ciências e das Técnicas e Epistemologia pela Universidade Federal do Rio de Janeiro (HCTE/NCE/CCMN/UFRJ), Licencianda em Matemática pela Universidade Federal Fluminense (UFF), Mestre em Ciências da Religião - Literatura e Religião do Mundo Bíblico (Exegese Bíblica) pela Universidade Metodista de São Paulo (UMESP), Mestre em Teologia Bíblica (Primeiro Testamento) pelo Seminário Teológico Batista pelo Sul do Brasil - (STBSB).  

Na área corporativa tenho formações em: Heteroidentificação (UFRJ), Mediação de Conflitos (Instituto Mediação Brasil), Gestão do Conhecimento, Gestão de Marketing, Tutoria em EAD e Balanced Scorecard  pela Fundação Getúlio Vargas (FGV).

Sou Fellow Researcher do Center for Process Studies em Claremont na California (CPS-CGU), membro do International Process Network (IPN), membro da diretoria da Associação Brasileira de Pesquisa Bíblica (ABIB) e da Comissão de Justiça Econômica, Racial e de Gênero na Baptist World Alliance (BWA).

Além da carreira no ambiente corporativo e no terceiro setor na área de gestão, sou professora na educação superior desde 1998, e leciono tanto na formação teológica e em ciências da religião quanto na formação de administração e engenharia de produção. Desde 2014 sou professora na Universidade Federal do Rio de Janeiro, atualmente na qualidade de pesquisadora.

Sou autora dos livros: Amor e Terror: gênero, diversidade e inclusão nas narrativas bíblicas (2024). Como Incenso Suave: espiritualidade e vida de oração (2017), Os Relacionamentos Complicados da Bíblia - 1 a e 2a edição (2015 e 2021), 150 maneiras de paparicar sua esposa (2010), 150 maneiras de paparicar seu marido (2010), Ética Cristã: a vida cristã e o  mundo (2005), Teologia da Oração e Intercessão: desenvolvendo a comunhão com Deus (2005). Também trabalhei como co-autora e organizadora de quatro coletâneas de estudos da Associação Brasileira de Pesquisa Bíblica: Apócrifos e Extracanônicos (2024), História de Israel: Arqueologia e Bíblia (2022), Bíblia Violência e Direitos Humanos (2013), Jesus e as tradições do Antigo Israel (2012).

Além disso tenho dezenas de artigos publicados no Brasil e América Latina  nas revistas Estudos Bíblicos e Revista de Interpretação Bíblica Latino-Americana (RIBLA) com as quais coopero desde 2004, além de outras contribuições  na revista Scientiarum História.

Minha cátedra e minhas pesquisas voltam-se para a educação sobre diversidade de gênero, etnicidades e intolerância religiosa usando a lógica processual de Alfred North Whithead.

Dirijo a Eagle Gestão de Ensino, empresa de Gestão de Conhecimento com foco gestão do capital intelectual das organizações e que tem a Afaga Gestão da Pluralidade como braço consultivo direcionado à retenção do capital intelectual oferecido por colaboradores LGBTQ+ nas organizações. Para conhecer um pouquinho do que fazemos, visite nossos sites que listei abaixo.

A Bíblia é minha paixão desde criança, uma obra de arte, na minha opinião. Por causa dela desenvolvi outras paixões: pela poesia, pela música e pelas artes em geral. Este blog é minha participação mais antiga nas redes, e já tinha este nome quando o hpg foi fundado... e vai tempo nisso.

Considero minhas reflexões aqui como parte desta minha carreira literária multifacetada. Mas aqui afloram mais preocupados com nossa gente e também os mais gratos com o Deus que nos criou. Às vezes eu lembro de compartilhar por aqui o que estou produzindo nos outros canais do Youtube e do Facebook, mas nem sempre, então sugiro que você me acompanhe por lá onde a comunicação é sempre mais efusiva por ter um assessor de redes sociais. Deixo aqui todos os meus canais para você me acompanhar por lá.

Meus links: 



Página da Afaga Gestão da Pluralidade no FB

Você também me encontra no Instagram e no LinkedIn pelos três perfis.
Já chega né?

Espero te encontrar por aí. 
Forte abraço.

Postagens mais visitadas deste blog

7 parágrafos sobre a alteridade

A palavra de hoje é: descontextualização!

Subversão: o modo como entendo a submissão da mulher