O dogmatismo atrapalha a exegese!
Dois dias atrás conversava com um amigo muito querido, companheiro de assessoria bíblica há muitos anos. Ele é teólogo, exegeta, padre, doutor em teologia e professor da área bíblica na PUC-RJ.
O mote da conversa fora um artigo que ele havia publicado recentemente sobre a junção entre teologia, exegese e redação bíblica. No final perguntei: você não acha que a teologia acaba atrapalhando o fazer exegético?
De maneira muito precisa ele me respondeu: "não é a teologia que atrapalha a exegese, é o dogma (falando do meio católico). No meio evangélico não tem o dogma, mas tem a doutrina que acaba fazendo o papel de dogma. O problema está no modo como tanto o dogma quanto a doutrina formatam a leitura e a interpretação do texto bíblico".
E ele estava certíssimo. Quando a Bíblia não possui voz própria, mas sua intepretação fica confinada ao sistema dogmático ou doutrinário de uma instituição religiosa, ela deixa de ser fonte de águas vivas e se torna pântano, com águas estagnadas, parasitas proliferando, matéria em decomposição...
Comentários